Subscrever a Newsletter
Subscrever a Newsletter
Nome*
Email*
* Concordo com os Termos de Utilização e Privacidade.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

1881

Etapa 9: Caldas de Reis-Padrón

  • 5 horas
  • Quilómetros
    19 km
  • Florestal
  • 4
  • 298 m

A etapa Caldas de Reis – Padrón é, para muitos, uma das mais belas de todo o caminho de Santiago. Nestes últimos momentos de peregrinação, é normal vermos cada vez mais pessoas pelos trajetos, mais acomodações e, principalmente, mais comércio nas estradas que nos levam até à capital galega. 
Com uma pequena subida pelo trajeto, esta jornada não apresenta dificuldades de maior. Até as pessoas da região caminham nestes trajetos, como exercício para toda a família. 
Quando damos por nós, estamos no meio da floresta espanhola, com antigas estradas romanas, para entrarmos no espírito dos primeiros peregrinos. Como culminar, Padrón parece uma réplica de cidade do antigo império de César Augusto, com os seus tons castanhos e arquitetura díspar da restante região. É tempo de sentar e pedir os pimentos que herdam o nome da cidade – Padrón. 

Saída:

Chegada:

Onde comer

Onde Dormir

Caldas de Reis-Padrón: Fotografias
Caldas de Reis-Padrón: Itinerário

A: Caldas de Reis

Caldas de Reis, apesar de ser um município pequeno, tem imenso para visitar. Entre restaurantes e cafés para tomar o pequeno almoço, não deixes de ver a igreja de Santa Maria. Tanto o interior quanto o exterior merecem o tempo.

B: Espaço de descanso de peregrinos.

Após ultrapassares a zona residencial logo a seguir à igreja de Santa Marina, vais encontrar um ponto de encontro de peregrinos. Sem qualquer pessoa no local a tomar conta do espaço, de forma orgânica, quem faz o caminho ali descansa. Há uma torneira com água potável e algumas cadeiras para sentar. 

C: Miradouro Pino Manso

A poucos quilómetros de Padron, observa a cidade de cima no Miradouro Pino Manso. Com espaço para todos os peregrinos sentarem e apreciarem a paisagem, há também dois bebedouros nos quais se pode reabastecer o cantil.

D: Desvio em Herbón

Na intersecção entre o mosteiro de Herbón e a estrada para Padron, deves escolher que rota tomar. A primeira acrescenta 3 quilómetros à jornada, mas dáa oportunidade de ficares hospedado no albergue. Já a segunda leva-te diretamente para Padron.

E: Padrón

Padron é a última grande etapa antes de Santiago de Compostela. Segundo a lenda, foi a pedra abaixo da igreja de Santiago em que o barco que levava o apóstolo embateu. Pintada com  um tom amarelo torrado, hoje é conhecida pela sua icónica capela, as suas ruas com uma arquitectura, diferente de todas as outras localidades que encontrámos e os pimentos Padrón, uma iguaria disponível em todos os cafés. 

 

Caldas de Reis-Padrón: Mapa

Perguntas Peregrinas.

Os pimentos Padron são desta zona?

Sim! E, na cidade, pode encontrar vários restaurantes que servem esta iguaria. Este prato, mais uma tortillha é a refeição perfeita para o pós-caminhada. 

A igreja de Santiago é na cidade?

Sim. Basta atravessar a ponte e subir as escadarias. É um dos grandes monumentos do caminho de Santiago.