O Caminho Português da Costa é um tesouro escondido à beira-mar. Encostado ao oceano atlântico, esta travessia é uma surpresa a cada sopro de ar que nos acompanha por todo o percurso. As aldeias perdidas coladas à praia de pescadores de outros tempos são hoje a mais pitoresca paisagem portuguesa. Com o melhor das hospitalidade e da gastronomia (para quem gosta de peixe) este é um trajeto imperdível. As aventuras não se ficam por aqui, já que junto à costa temos opções diárias de como percorrer o nosso caminho. Podemos seguir pelas montanhas, observar o mar olhando para a esquerda, ou seguir pela areia e molhar os pés quando queremos. Há quem diga, até, que este é o verdadeiro Caminho de Santiago.

Etapa 1: Porto-Vila Chã

A primeira etapa do caminho da costa começa no Porto e termina na pequena povoação pescatória de Vila Chã.

Etapa 2: Vila Chã – Póvoa de Varzim

Esta é a etapa mais curta deste trajeto e por um bom motivo. Desliza até à Póvoa e aproveita a noite para descansar e passear nesta cidade.

Etapa 4: Marinhas – Viana do Castelo

A etapa Marinhas - Viana do Castelo marca a primeira diferença direta entre o caminho português da costa e o central. Descobre mais aqui!

Etapa 3: Póvoa de Varzim – Marinhas

Na etapa Póvoa do Varzim - Marinhas vamos cosidos ao mar saindo da Póvoa de Varzim e assim iremos grande parte do percurso. Lê mais aqui!

Etapa 5: Viana do Castelo – Caminha

Esta é das etapas mais longas e sempre a subir. Vamos ver pequenas aldeias portuguesas para os apaixonados por este canto à beira-mar.

Etapa 6: Caminha – Porto de Mougás

Esta etapa é uma aventura deslumbrante do inicio até ao fim. Não podia começar de maneira mais original ao apanharmos um barco até à Galiza.

Etapa 7: Porto de Mougás – Saians

Começamos na pequena povoação, seguindo por uma estrada pouco movimentada até chegarmos a uma subida por terra batida. Leia mais aqui!

Etapa 8: Saians – Redondela

A etapa Saians - Redondela é a última etapa antes da unificação do caminho com o Caminho Central Português. Leia mais pormenores aqui!

Etapa 9: Redondela – Pontevedra

A etapa Redondela - Pontevedra, depois da grande caminhada do dia anterior, é um refrescante passeio com o melhor que o percurso até Santiago tem para oferecer.

Etapa 10: Pontevedra-Caldas de Reis

A etapa Pontevedra-Caldas de Reis é calma, dividida entre pequenos caminhos florestais e várias populações. Aproveite para descansar dos últimos dias mais intensos e deixe-se perder pela pequena vila. 

Etapa 11: Caldas de Reis-Padrón

A etapa Caldas de Reis- Padrón é mais pequena do percurso. Feita entre alguns troços de estrada,  bosques locais e sempre acompanhando o rio. Com algumas urbanizações pelo caminho, aproveite para conversar com as pessoas e observar o caminho que já percorreu nos vários miradouros deste dia. 

Etapa 12: Padrón-Santiago de Compostela

A etapa Padrón-Santiago de Compostela é feita entre terra e estrada. Apesar de ainda existirem vários quilómetros para caminhar com a natureza, parte do percurso vai ser feito ao longo da via e, por isso, é necessário ter cuidado. Os últimos 3 já são na cidade de Santiago de Compostela.