Subscrever a Newsletter
Subscrever a Newsletter
Nome*
Email*
* Concordo com os Termos de Utilização e Privacidade.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

1817

Etapa 7: Mos-Pontevedra

  • 8 horas
  • Quilómetros
    29 km
  • Montanhoso
  • 10
  • 603 m

A etapa Mos – Pontevedra é das mais difíceis de todo o Caminho de Santiago, não deixando de ser uma das mais belas.
Logo no início, temos uma subida de meio quilómetro que nos leva até a uma menos sinuosa estrada com comércio local, sempre disponível para receber os peregrinos com fome ou sede. 
Todavia, quem sobe tem de descer e a chegada a Redondela é extremamente inclinada, o que dificulta a travessia a caminhantes. É importante ter atenção: facilmente, podemos cair e aleijar-nos. 
Aqui, o percurso torna-se mais urbano de novo, mas o pequeno município tem um certo encanto. É o espaço perfeito para almoçar ou lanchar, pois a localidade tem boas infraestruturas para os peregrinos, já que o caminho da costa se une com o caminho central. 
A partir daqui, somos agraciados com um percurso mais simples. Devagar, investimos pelos trilhos florestais e as pequenas aldeias deste percurso, até chegarmos a Pontevedra. Uma cidade que não dorme.

Saída:

Chegada:

Onde comer

Onde Dormir

Mos-Pontevedra: Itinerário

A: Mos

Antes de saires desta povoação não deixes de observar a vista no miradouro ao lado da capela que é o centro deste local. Se houver oportunidade, ouve os sinos na mudança de hora. 

B: Millario

Umas das primeiras marcas romanas do caminho. Servia como indicador de distâncias, como podes ler no sinal que se encontra ao lado deste marco. Neste momento começa a descida até redondela entre casas e bosques.

C: Redondela

A chegada à cidade dá-se após uma muito íngreme descida por entre zonas habitacionais. Antes de começar a descer, aproveita para ver ao longe Redondela e o Rio que a serve. Se chegares com vontade de comer, ou descansar,  esta povoação tem vários restaurantes e albergues prontos a receber peregrinos. 

D: Ponte Sampaio

Esta ponte romana começa o último troço da mais difícil etapa do caminho central português. Em caso de quereres repousar, basta atravessar e alguns quilómetros depois estará em Arcade, quem tem vários alojamentos à disposição. No entanto, se preferires apenas dar um mergulho para refrescar as energias, sirva-se da praia fluvial. 

E: Pontevedra

Depois de uma subida que pede um esforço de resistência e persistência, Pontevedra recebe-nos com a hospitalidade habitual do Caminho de Santiago. Após uma travessia pelo bosque acompanhados pelo rio estamos na cidade.  Em todas as ruas parecem existir albergues nos quais ficar. Se ainda estiveres com energia, aproveita para caminhar pelo centro da cidade. Amplo, com muito comércio e espaços para comer, tem os ingredientes para uma noite inesquecível. 

 

Mos-Pontevedra: Mapa

Perguntas Peregrinas.

O que ver em Pontevedra?

Para além dos monumentos religiosos, tem em atenção que Pontevedra é uma atração por si só. É a  cidade do mundo com mais espaços unicamente pedonais e ganhou 1.º Prémio de Segurança Urbana da Comissão Europeia em 2020. 

Devo almoçar em Redondela ou seguir caminho?

Pondera visitar Redondela durante algumas horas. É uma cidade com uma energia especial, com imenso comércio e cultura.