Etapa 1: Porto-Vila Chã

Subscrever a Newsletter
Subscrever a Newsletter
Nome*
Email*
* Concordo com os Termos de Utilização e Privacidade.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

1897
  • 8 horas
  • Quilómetros
    26.6 km
  • Urbano
  • 3
  • 170 m

A primeira etapa na costa começa no Porto e termina na pequena povoação pescatória de Vila Chã. A partir da Sé da cidade invicta deslizamos até às margens do rio Douro e por lá seguimos o seu azul que será o guia de eleição para esta travessia que estamos prestes a começar. 

O caminho é plano e, de todos os dias, é o mais simples, para começares o caminho sem grandes dificuldades. Deves ter atenção à proximidade do mar e reforçar na utilização de protetor solar.

Saída:

Chegada:

Onde comer

Onde Dormir

Porto-Vila Chã: Itenerário

A: Sé do Porto

Como todos os percursos de Santiago começados no Porto, a Sé é o ponto de encontro de quem faz o percurso do discípulo de Jesus. Agora, para não evitar confusões com todas as setas, um conselho: Segue o mar. Este primeiro momento de saída da cidade pode ser cansativo para quem esperava mais natureza, mas aproveita para te maravilhares com a arquitetura deste local.

B: Monumento a Luís de Camões

Escondida, a escultura do poeta maior da língua portuguesa, está logo à entrada da freguesia da Foz do Douro. Esta varanda virada para o oceano é o pousio perfeito de reflexão do caminho que está para vir e, por ventura, alimentar alguns pombos com fome a passear por lá.

C: Praia de Matosinhos

Prontos para um mergulho? A partir daqui muitos de nós têm a sensação que realmente começa o Caminho de Santiago da Costa. Podes também encontrar o espaço de apoio ao peregrino, com direito a carimbo, e um simpático café para descansar na esplanada.

D: Obelisco

Após Matosinhos começa um passadiço que liga grande parte do percurso. Isto pode ser difícil para os teus pés, já que é tudo em madeira. O calor junto ao mar engana já que, por muita brisa que exista, o sol é mais forte. Por isso é preciso reforçar com protetor 50 +.

E: Vila Chã

A pequena vila pescatória é uma paragem obrigatória do caminho. Com espaços para dormir e comer é aproveitar a acalmia do pós cidade e experienciar este espaço.

Porto-Vila Chã: Mapa


.

Perguntas Peregrinas.

A partir da Sé do Porto não me perco?

Em princípio não! As setas amarelas estão bem identificadas no chão. Se por acaso estiveres na dúvida basta olhar em volta e ver em que direção os restantes caminheiros estão a ir. Outra ideia é perguntar a alguém como ir em direção à igreja do Carvalhido. 

É seguro fazer o caminho sem companhia?

Os incidentes tendem a ser mínimos e muitas pessoas fazem o caminho sozinhas. No entanto, a segurança pode ser subjetiva. Muitos caminheiros fazem o caminho, por isso, em caso de receio podes sempre pedir ajuda. 

Depois deste troço, há mais natureza?

Esta é a etapa mais urbana do percurso português. À entrada de Vairão é notável a diferença de paisagem natural.