Subscrever a Newsletter
Subscrever a Newsletter
Nome*
Email*
* Concordo com os Termos de Utilização e Privacidade.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

1693

Etapa 10: Padrón-Santiago de Compostela

  • 6 horas
  • Quilómetros
    24 km
  • Urbano
  • 5
  • 527 m

A etapa Padrón – Santiago de Compostela é o regresso aos trilhos urbanos desenhados a pensar em carros. Após a cidade romana começamos a trilhar caminho pelo último bosque que vamos encontrar.  O restante percurso é feito de volta à estrada que nos foi acompanhando ao longo do tempo. A N-550. 

A travessia faz-se num espaço de transformação social, entre aldeias e cidades modernas, como O Milladoiro. 

A chegada à tão desejada capital é um turbilhão de emoções e sentimentos, feita sempre na companhia de peregrinos, visitantes e habitantes da capital galega. Ao seguir uma linha reta, somos cumprimentados pela Capela, pela praça Obradoiro e pelo final da nossa aventura.

É tempo de colher os frutos da caminhada, descansar e começar a planear a próxima.

Saída:

Chegada:

Onde comer

Onde Dormir

Padrón-Santiago de Compostela: Itinerário

A: Padrón

A saída de Padrón faz-se diretamente em direção à zona rural do trajeto até à cidade de Santiago de Compostela. Agora, com a energia reforçada pela manhã, não percas a oportunidade de te maravilhar pela vista no topo da escadaria em direção à igreja de Santiago. 

B: Santuário da Escravitude

Pela estrada 550 vais chegar à povoação de a Escravitude. Visita o santuário do mesmo nome do século XVII. O nome vem de um milagre decorrido daquele local, em que um homem que sofria de uma doença debilitante foi salvo pela Virgem Maria, libertando-o da escravidão da patologia.  Um pouco antes, se a fome apertar, não deixes de visitar a Cafeteria Capricho. As tostadas são generosas e muito saborosas. 

C: Ponte Velha

Logo após a povoação de  “milladoiro”, o primeiro local em que é possível observar a capela de Santiago de Compostela começa a contagem decrescente à capital galega. Na descida vais encontrar a ponte velha sobre o rio Sar. 

D: Polígono Castro de Abaixo

O local que marca, de certa forma, a entrada na cidade de Santiago de Compostela. Este marco foi inaugurado em 2008, dia 29 de Novembro pelo alcaide da cidade, D. Xosé A.Sanchez Bugallo. A partir daqui a estrada é sempre em frente.

E: Santiago de Compostela

Chegámos! A cidade de Santiago de Compostela é a capital da Galiza. Com a catedral da cidade como atração principal, muitos são os turistas na Praça Obradoiro. A peregrinação acaba aqui e, às 19, há uma missa dedicada a todos que fizeram o caminho. Se chegares mais cedo, aproveita para visitar os espaços que esta localidade tem para oferecer. Como o parque da alameda, o espaço perfeito para um lanche e um momento de descanso. 

Padrón-Santiago de Compostela: Mapa


.

Perguntas Peregrinas.

Cheguei a Santiago mas quero ficar a noite. Há Albergues?

Sim! Santiago de Compostela tem muitos albergues e hoteis para os peregrinos descansarem na última noite. Para muitos a caminhada continua!  

Ao chegar a Santiago prefiro voltar a casa. Há transportes?

Sim. Os autocarros e os comboio são muito próximos do centro da cidade. Talvez seja preferível comprares os bilhetes antes, para poderes sair às horas que mais te convém. 

E agora?

O caminho de Santiago tem várias bifurcações. Se preferires podes voltar a casa e quando sentires a necessidade de voltar, experimenta outra rota.