Etapa 5: Viana do Castelo – Caminha

Subscrever a Newsletter
Subscrever a Newsletter
Nome*
Email*
* Concordo com os Termos de Utilização e Privacidade.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

1851
  • 7 horas
  • Quilómetros
    26.8 km
  • Costeiro
  • 7
  • 375 m

Esta é das etapas mais longas dos próximos dias e, até chegares a Vila Praia de Âncora, é sempre a subir. Nesta subida vamos ver pequenas aldeias portuguesas com um charme único e irresistível para os apaixonados por este canto à beira-mar plantada.

A chegada a Vila Praia de Âncora é feita na descida e leva-nos a aproximar-nos do mar mais um vez. Aqui, após alguns quilómetros, temos um dos momentos mais belos de todo o nosso percurso. Após um encontro com a Capela de Santo Isidoro, vamos sempre encostados ao mar, rentes aos pedregulhos de outros tempos, a observar as montanhas majestosas que iremos atravessar daí a momentos. Caminha, depois é um pequeno segredo mal guardado para os caminhantes, já que tem tudo o que precisas para uma noite descansada.

Saída:

Chegada:

Onde comer

Onde Dormir

Viana do Castelo - Caminha: Itinerário

A: Cascatas do Poço Negro 

A apenas 5 quilómetros da nossa saída de Viana do Castelo vamos encontrar um pequeno espaço com um lago leve e calmo, no qual podemos meter os pés e desfrutar da paisagem. A apenas 1000 metros de distância, há as cascatas do poço negro. Um pedaço de céu para os mais aventureiros.

B: Rua da Boa Viagem: Peregrinos 

Não está à vista de quem não observa o caminho pelo qual passa, mas é daqueles espaços para quem conhece a verdadeira alma do caminho de Santiago. Escondidinho num quintal de uma pessoa, estão efeitos e decorações que parecem pouco apropriadas ao local em que nos encontramos. Um momento de estranheza e relance para nos maravilharmos com a criatividade humana.

C: Vila Praia de Âncora 

Vila Praia de Âncora é a localidade perfeita para quem quiser descansar um pouco, comer ou, quem sabe, ficar a passar à noite. Com um centro vibrante e cheio de cores, apetece conhecer um pouco melhor quem cá mora, trabalha e os peregrinos decididos a ficar por cá.

D: Caminha 

Caminha parece estar dividida entre um tempo que passou e hoje. Com uma praceta moderna e cheia de vida, restaurantes de todos os tipos (até um tem menús vegan) e edificios e igrejas antigas – tão belas quanto a suas ideias, é indicado para quem quiser uma última excelente noite antes de se decides se queres ir para valença ou apanhar o Ferry.

Viana do Castelo - Caminha: Mapa

Perguntas Peregrinas.

A partir da Sé do Porto não me perco?

Em princípio não! As setas amarelas estão bem identificadas no chão. Se por acaso estiveres na dúvida basta olhar em volta e ver em que direção os restantes caminheiros estão a ir. Outra ideia é perguntar a alguém como ir em direção à igreja do Carvalhido. 

É seguro fazer o caminho sem companhia?

Os incidentes tendem a ser mínimos e muitas pessoas fazem o caminho sozinhas. No entanto, a segurança pode ser subjetiva. Muitos caminheiros fazem o caminho, por isso, em caso de receio podes sempre pedir ajuda. 

Depois deste troço, há mais natureza?

Esta é a etapa mais urbana do percurso português. À entrada de Vairão é notável a diferença de paisagem natural.