pten

Etapa 5: Viana do Castelo – Caminha

Send Us An Enquiry
Send Us An Enquiry
Nome*
Email*
* I agree with Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

2253

Apoia a Nossa Missão

 

A nossa missão sempre foi tornar o acesso a esta informação o mais fácil e livre de distrações possível. É por isso que decidimos retirar a publicidade do sistema Google Adsense do site. Acreditamos que a experiência ao explorar o Caminho Português de Santiago deve ser tranquila, inspiradora e focada na sua jornada interior.

No entanto, manter este site e a sua comunidade em funcionamento requer recursos que vão além do nosso tempo e vontade, e é aqui que precisamos da sua ajuda. Sabe mais aqui.

“A Caminho” com o Jesus.
05/13/2023
“A Caminho” com a Paula
03/20/2023
“A Caminho” com a Maria
03/20/2023
“A Caminho” com o Samuel.
03/20/2023
“A Caminho” com o Pedro.
03/20/2023
  • 7 horas
  • Quilómetros
    26.8 km
  • Costeiro
  • 7
  • 375 m

Esta é das etapas mais longas dos próximos dias e, até chegares a Vila Praia de Âncora, é sempre a subir. Nesta subida vamos ver pequenas aldeias portuguesas com um charme único e irresistível para os apaixonados por este canto à beira-mar plantada.

A chegada a Vila Praia de Âncora é feita na descida e leva-nos a aproximar-nos do mar mais um vez. Aqui, após alguns quilómetros, temos um dos momentos mais belos de todo o nosso percurso. Após um encontro com a Capela de Santo Isidoro, vamos sempre encostados ao mar, rentes aos pedregulhos de outros tempos, a observar as montanhas majestosas que iremos atravessar daí a momentos. Caminha, depois é um pequeno segredo mal guardado para os caminhantes, já que tem tudo o que precisas para uma noite descansada.

Saída:

Chegada:

Onde comer

Onde Dormir

Viana do Castelo - Caminha: Itinerário

A: Cascatas do Poço Negro 

A apenas 5 quilómetros da nossa saída de Viana do Castelo vamos encontrar um pequeno espaço com um lago leve e calmo, no qual podemos meter os pés e desfrutar da paisagem. A apenas 1000 metros de distância, há as cascatas do poço negro. Um pedaço de céu para os mais aventureiros.

B: Rua da Boa Viagem: Peregrinos 

Não está à vista de quem não observa o caminho pelo qual passa, mas é daqueles espaços para quem conhece a verdadeira alma do caminho de Santiago. Escondidinho num quintal de uma pessoa, estão efeitos e decorações que parecem pouco apropriadas ao local em que nos encontramos. Um momento de estranheza e relance para nos maravilharmos com a criatividade humana.

C: Vila Praia de Âncora 

Vila Praia de Âncora é a localidade perfeita para quem quiser descansar um pouco, comer ou, quem sabe, ficar a passar à noite. Com um centro vibrante e cheio de cores, apetece conhecer um pouco melhor quem cá mora, trabalha e os peregrinos decididos a ficar por cá.

D: Caminha 

Caminha parece estar dividida entre um tempo que passou e hoje. Com uma praceta moderna e cheia de vida, restaurantes de todos os tipos (até um tem menús vegan) e edificios e igrejas antigas – tão belas quanto a suas ideias, é indicado para quem quiser uma última excelente noite antes de se decides se queres ir para valença ou apanhar o Ferry.

Viana do Castelo - Caminha: Mapa

Perguntas Peregrinas.

A partir da Sé do Porto não me perco?

Em princípio não! As setas amarelas estão bem identificadas no chão. Se por acaso estiveres na dúvida basta olhar em volta e ver em que direção os restantes caminheiros estão a ir. Outra ideia é perguntar a alguém como ir em direção à igreja do Carvalhido. 

É seguro fazer o caminho sem companhia?

Os incidentes tendem a ser mínimos e muitas pessoas fazem o caminho sozinhas. No entanto, a segurança pode ser subjetiva. Muitos caminheiros fazem o caminho, por isso, em caso de receio podes sempre pedir ajuda. 

Depois deste troço, há mais natureza?

Esta é a etapa mais urbana do percurso português. À entrada de Vairão é notável a diferença de paisagem natural.

APOIA A NOSSA MISSÃO

A nossa missão sempre foi tornar o acesso a esta informação o mais fácil e livre de distrações possível. É por isso que decidimos retirar a publicidade do sistema Google Adsense do site. Acreditamos que a experiência ao explorar o Caminho Português de Santiago deve ser tranquila, inspiradora e focada na sua jornada interior.

No entanto, manter este site e a sua comunidade em funcionamento requer recursos que vão além do nosso tempo e vontade, e é aqui que precisamos da tua ajuda. Descobre tudo aqui.