Etapa 2: Vila Chã – Póvoa de Varzim

Subscrever a Newsletter
Subscrever a Newsletter
Nome*
Email*
* I agree with Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

2981
  • 4 horas
  • Quilómetros
    15 km
  • Costeiro
  • 1
  • 100 m

Esta é a etapa mais curta deste trajeto e por um bom motivo. Nos próximos dias,  as caminhadas vão ser longas e, por isso, é preciso ir descansando os pés quando temos essa oportunidade. Para além do mais, vais passar por Vila do Conde, uma das mais pitorescas povoações de portugal. 

O trajeto até aqui é feito, na sua grande maioria, por passadiços.  O vento é o atributo mais complicado para quem faz este percurso. Desliza até à Póvoa e aproveita a noite para descansar e passear nesta cidade.

Saída:

Chegada:

Onde comer

Onde Dormir

Vila Chã - Póvoa de Varzim: Itinerário

A: Largo dos pescadores

Dependendo de onde começares o teu dia, sugerimos o centro desta aldeia para aventurares até à praia. Segue o passadiço até ao areal e estarás de volta ao Caminho de Santiago.

B: Paisagem Protegida

Mesmo na ponte, e depois dela, perde algum tempo a olhar para esta reserva natural com muitos animais e flora protegida nesta área.

C: Vista do Passadiço

Durante o caminho é preciso estares atento à areias por causa do vento. Para quem tem boas pernas para se manter no caminho pode nem sofrer muito com esta situação. No entanto, andar pela areia é uma pequena tortura para qualquer pessoa. Do topo a vista é bonita, no entanto.

D: Vila do conde

Esta maravilhosa cidade do litoral portuguesa faz lembrar uma pequena aldeia em que toda a gente se conhece. Chegar aqui é parar de ver o mar, por algum momentos, e ficarmos deslumbrados com os pequenos detalhes desta povoação. Tem também vários albergues se as pernas começarem a pesar, como o “Eça agora” Um porto calmo e seguro. Somos recebidos pelo majestoso convento de Santa Clara, imperial e futuro hotel para aproveitarmos em Vila do Conde.

E: Póvoa do Varzim

A chegada à Póvoa de Varzim dá-se logo após Vila do Conde. Somos recebidos por uma nova arquitetura, com um pulsar de vida diferente do restante caminho até aqui. O albergue municipal, São José de Ribamar, é facilitada por um dos hospitaleiros mais simpáticos de todo o caminho. Uma personagem única.

Vila Chã - Póvoa de Varzim: Mapa

Perguntas Peregrinas.

A partir da Sé do Porto não me perco?

Em princípio não! As setas amarelas estão bem identificadas no chão. Se por acaso estiveres na dúvida basta olhar em volta e ver em que direção os restantes caminheiros estão a ir. Outra ideia é perguntar a alguém como ir em direção à igreja do Carvalhido. 

É seguro fazer o caminho sem companhia?

Os incidentes tendem a ser mínimos e muitas pessoas fazem o caminho sozinhas. No entanto, a segurança pode ser subjetiva. Muitos caminheiros fazem o caminho, por isso, em caso de receio podes sempre pedir ajuda. 

Depois deste troço, há mais natureza?

Esta é a etapa mais urbana do percurso português. À entrada de Vairão é notável a diferença de paisagem natural.